Blog Sony Xperia Brasil

É claro que os smartphones são uma tremenda “mão na roda” para as fotografias nos nossos tempos. Servem para registrar aquele momento especial no aniversário da avó, aquele pôr do sol lindo na praia, ou até mesmo um belo happy hour entre amigos.

Dentro dessa filosofia, a Sony Mobile oferece os smartphones Xperia™, sempre pensando na melhor qualidade de imagem (um reflexo natural nos equipamentos fotográficos da marca Sony), caso da linha Xperia™ 2012, por exemplo.

Os smartphones, no fim das contas, agilizam bastante a nossa vida, não é? Mas essa rapidez não significa que você precisa ignorar a qualidade das fotografias!

Brad Ralph, um dos fundadores do site iStockphoto, ministrou uma série de palestras lá no festival Cannes Lions sobre fotografia móvel, que é uma febre entre os usuários de smartphone, inclusive os do Xperia™.

Ele deu cinco fundamentos básicos sobre como melhorar as suas imagens a partir da câmera do aparelhinho inteligente. Veja logo abaixo!

1. Turbine!

Câmeras móveis são ótimas, mas têm limitações – conheça o que elas são e junte apps para melhorá-las. Por exemplo: o Camera+ (grátis no Google Play; clique aqui) dá a você mais controle e recursos, como exposição manual e controle de foco, controle de equilíbrio de brancos, um nível (para ajudar você a nivelar a câmera na horizontal), temporização, além de filtros e upload num único toque.

2. Luz e exposição: ação!

Mesmo com todos os ótimos apps de filtro e edição disponíveis, sua imagem final sempre ficará melhor se for baseada numa imagem com boa exposição. Use o sol, a melhor fonte de luz que se pode ter. Se ele estiver muito forte, ache uma sombra ou use um pedaço de papel, uma toalha branca ou uma camiseta para refletir luz suave. Espere pela luz certa se for necessário. Use uma lanterna ou a função lanterna de outro telefone móvel como fonte de luz. Seja paciente. Use o flash de sua câmera móvel como último recurso, porque ele torna as imagens “duras” e desagradáveis.

3. Posição

Não fique com medo de se deitar no chão ou de subir em alguma coisa para conseguir um bom ângulo. Chegue perto e focalize os pequenos detalhes, ou faça o inverso, afastando-se bastante para dar mais contexto local aos assuntos fotografados.

4. Cores e impacto

Converter uma imagem para preto-e-branco pode eliminar cores que estejam concorrendo e atrapalhando imagens muito confusas, trazendo o foco para o assunto principal. Use iluminação de fundo e silhueta para acrescentar drama ou resolver a falta de luz. O preto-e-branco pode salvar uma imagem cheia de “ruído” ou com exposição ruim.

5. Acessórios

Há alguns produtos ótimos aparecendo para câmeras móveis. Pequenos tripés e clipes para fazê-las parar quase em qualquer lugar, e para exposições prolongadas. Há lentes de encaixe ou magnéticas dos tipos fisheye, macro e tele para aumentarem o poder da lente original. Tente tirar fotos pela ocular ou pela lente da sua câmera SLR ou de bolso – até um par de óculos pode dar bons efeitos. E, se puder, fuja do zoom digital – ele simplesmente acrescenta ruído às suas imagens.