account arrowhead-down arrowhead-up cart mobile-menu search sm-bold-x x-skinny-rounded x-skinny arrowhead-right
    Blog Sony Xperia Brasil

    É muito simples transferir os seus contatos e arquivos para o Android – e nós te ensinamos como fazer.

    Nem sempre é fácil sair da zona de conforto. A gente se acostuma e acaba viciando em um café da manhã, um tipo de tênis ou uma marca de smartphone. É por isso que hoje nós chamamos você, usuário de iPhone, a puxar uma cadeira pra gente conversar.

    O sistema operacional que roda nos modelos Sony Xperia é o mais usado no mundo todo: 78% dos smartphones vendidos no primeiro trimestre de 2015 são Android, segundo dados da IDC.

    E migrar do iOS, o sistema mobile da Apple, para o Android, criado pelo Google, é muito mais simples do que parece.

    Recentemente, o gerente de projetos Rodrigo Cambiaghi trocou o iPhone por um Xperia e contou sobre a sua experiência:

    Caso você esteja namorando a câmera super potente, o modo STAMINA ou qualquer outra coisa que só um Xperia pode oferecer para você, mostramos a um passo-a-passo para mostrar como é simples migrar do iPhone para um smartphone da Sony – sem traumas. Vamos lá?

    Exporte os contatos do seu iPhone

    Deixar o passado para trás não significa abandonar a sua agenda telefônica. Portanto, veja como é fácil transferir os seus contatos do iOS para o Android:

    Via iCloud – Primeiro, você precisa configurar a sua conta para salvar os contatos na nuvem. Para isso, você vai no menu Configurações do seu iPhone. Depois, acesse iCloud e, ali, habilite a opção “Contatos” – não só ela, mas quantas outras quiser para usar essa forma de backup.

    A seguir, basta fazer login no www.icloud.com por meio do seu computador e clicar no ícone de Contatos.

    Screen Shot 2015-08-14 at 4.24.40 PM.png

    Ao passar para a próxima página, você verá o nome de todos os seus amigos – selecione tudo e observe um ícone de configurações na parte de baixo, na lateral esquerda. Clique ali e vá em “Exportar”. Pronto – agora é só fazer o download!

    Screen Shot 2015-08-14 at 4.25.59 PM.png

    Screen Shot 2015-08-14 at 4.26.21 PM.png

    Via iTunes – É muito fácil usufruir da sincronização oferecida pelo iTunes. Quando você abrir o app e clicar em “iPhone” ou no seu nome, já na tela inicial, basta selecionar “Backup Now”.

    Screen Shot 2015-08-14 at 4.57.22 PM.png

    Dessa forma, não só os seus contatos, mas todos os seus arquivos serão salvos no seu computador.


    O vídeo acima (em inglês) é super didático ao explicar a migração com iTunes

    Via aplicativo – O “My Contacts Backup”, disponível para baixar na iTunes Store, é gratuito e também exporta toda a sua agenda para um arquivo padrão com a extensão .vcf ou .csv.

    Importe os contatos para o seu Xperia

    Depois de salvar tudo no seu computador, você precisa levar esse arquivo até o seu novo Xperia, é claro. Para transferir, é só arrastá-lo da pasta no seu PC ou Mac até a pasta do seu smartphone – que aparece quando você o conecta via USB.

    Então, basta selecionar, no menu “Contatos” do seu Xperia, a opção Importar. Escolha o arquivo que já está na memória ou cartão microSD e… voilà!

    Outra opção é enviar esse arquivo para a sua conta no Google, via Gmail. Basta seguir esse caminho: Email > Contatos > Mais > Importar > Selecionar o arquivo e está feito! Abaixo dá para visualizar melhor:

    Screen Shot 2015-08-14 at 5.37.31 PM.png

    Screen Shot 2015-08-14 at 5.38.17 PM.png


    Transfira as suas fotos e vídeos

    Se você usar um computador da Apple, seus arquivos estarão salvos por meio do Backup que você já fez via iTunes – e explicamos acima o passo a passo para você começar a migração por meio dos contatos.

    Caso você use um PC, ele vai identificar o seu iPhone quando você plugar o aparelho via USB:

    Screen Shot 2015-08-14 at 6.07.06 PM.png
    Imagem: Android Authority

    Tudo que estiver no “Camera Roll” ou “Rolo da Câmera” será salvo diretamente para o computador quando você optar por “Importar fotos e vídeos”.

    Depois, conecte o seu Sony Xperia ao PC e copie as fotos que você acabou de transferir para a pasta de imagens do smartphone – geralmente identificada por DCIM. Simples assim.

    Transfira as suas músicas

    Para levar a sua coleção musical do iPhone para o Android, você vai precisar de dois aplicativos no seu computador: o iTunes e o Google Music Manager.

    Primeiro, abra o iTunes. Depois, clique na aba “Música” e faça o seu login – esse passo é essencial caso você tenha comprado músicas pela iTunes Store. Se você já fez o backup de tudo no primeiro passo desse tutorial e tiver a certeza de que tudo está salvo, pode ir direto para o Manager do Google. 😉

    Screen Shot 2015-08-14 at 6.23.24 PM.png

    Em seguida, selecione “Músicas” ou “Songs”. Ali, você verá nuvenzinhas com setas para baixo – logo ao lado do nome da faixa. Clique para fazer o download para o seu computador.

    Screen Shot 2015-08-14 at 6.25.02 PM.png

    A seguir, abra o Google Music Manager e opte por fazer o upload das suas músicas:

    Screen Shot 2015-08-14 at 6.26.46 PM.png

    O app vai te perguntar onde você deseja buscar as suas músicas. Selecione “iTunes”:

    Screen Shot 2015-08-14 at 6.27.49 PM.png

    Depois, é só ouvir tudo no aplicativo Google Music – que você pode baixar na Play Store. 😉

    Exporte o seu calendário

    O iCloud, nesse momento, é o seu melhor amigo. Pessoalmente, eu sempre usei o Google Calendar, então basta sincronizar tudo com a minha conta. Mas somos pessoas diferentes, possivelmente o seu calendário esteja atrelado ao seu iPhone.

    De qualquer forma, é muito simples. Basta entrar novamente em Configurações > iCloud e habilitar o calendário. Volte para o www.icloud.com e encontre o ícone do calendário. Na próxima tela, você habilita um link público para acessar os seus compromissos. Veja abaixo o passo a passo:

    Screen Shot 2015-08-14 at 5.38.17 PM.png

    Screen Shot 2015-08-14 at 5.46.10 PM.png

    Copie esse link e, no seu navegador, substitua o início do endereço, “webcal”, por “http”. Só então, aperte Enter. O browser vai baixar um arquivo com um endereço cheio de consoantes – renomeie para o seu nome e faça o upload para Google Calendar por meio da opção “Importar agenda”:

    Screen Shot 2015-08-14 at 6.00.00 PM.png

    Encontre os seus aplicativos

    A Play Store, do Google, possui cerca de 1,3 milhão de apps para você baixar – e a maioria que você já tinha no seu iPhone, você deve encontrar na loja do Android.

    A única má notícia, nesse caso, é que se você pagou por algum aplicativo pela App Store da Apple, precisará comprar de novo na Play Store.

    Desative o seu iMessage

    A Apple oferece, para os usuários do iPhone, um serviços de mensagem SMS, o iMessage, para a troca entre os smartphones da marca. Essas mensagens chegam pela internet, e não via operadora – e, portanto, basta uma conexão 3G, 4G ou Wi-fi para trocar “SMS’s” sem custo.

    Antes você migrar para o seu Xperia, é importante desativar essa função para os amigos não verem mais o seu nome como disponível para o envio de iMessages. Fazer isso é muito fácil também: acesse Configurações > Mensagens > iMessage. Nesse último, é só desabilitar.

    Caso você não tenha mais um iPhone, é só acessar esse link e pedir que o cadastro seja desfeito:

    2desativar-imessage.jpg
    Imagem: Click Mobile

    Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças trocar o seu iPhone por um Xperia? Se você já tomou essa decisão, bem-vindo ao nosso mundo. Caso queira fazer a migração e tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que a gente te ajuda. 😉

    • Lygia de Luca

      Lygia de Luca

      Lygia de Luca gosta de escrever, fotografar e pedalar. É sempre sincera e tenta viver entre a cidade e as montanhas. @lygiadeluca_ no Instagram.

      Veja mais posts

    7 respostas para “Como migrar do iPhone para o Android, passo-a-passo”

    1. […] – O aplicativo Xperia Transfer, desde janeiro desse ano, ajuda os usuários de iPhone e outros usuários de Android a migrarem para o Sony […]

    2. […] – O aplicativo Xperia Transfer, desde janeiro desse ano, ajuda os usuários de iPhone e outros usuários de Android a migrarem para o Sony […]

    3. Paulo Ancelmo disse:

      SONY RESOLVEU MEU CASO E TROCOU MEU Z2 COM DEFEITO POR UM Z3 NOVO COM NOTA FISCAL.
      Obrigado especial a Lygia, editora do blog, que intermediou o caso.

      https://youtu.be/YTfzU8mSxDg

      ……

    4. Paulo Ancelmo disse:

      MAIS UMA VEZ A SONY TENTA ME ENGANAR..

      eu tenho um Z2 que entrou água mesmo com as portas de vedação fechadas, conforme minha reclamação deste link https://www.reclameaqui.com.br/areadoconsumidor/minhas_reclamacoes/index.php?sid=13956904&act=c943eafb0b963d7d6c1cb2027309c7e46b76219f

      a sony me deu um laudo falso de perda de garantia, conforme minha reclamação neste link https://www.reclameaqui.com.br/areadoconsumidor/minhas_reclamacoes/index.php?sid=14305909&act=c943eafb0b963d7d6c1cb2027309c7e46b76219f

      eu provei que o laudo era falso neste video https://www.youtube.com/watch?v=AYtf-jIvH3Y

      pois bem, no dia 01/09/2015 um atendente da sony mobile me ligou solicitando que eu enviasse o aparelho que o mesmo seria substituído por um novo lacrada na caixa, o atendente me enviou o código de postagem dos correios e-sedex n°592169803, ele disse ainda que iria acompanhar o envio e que assim que o meu Z2 com defeito chegasse lá a sony mandaria um novo imediatamente, ISSO NÃO ACONTECEU, entrei em contato por chat com a atendente Mikaela e ela me informou que a troca ainda está passando por análise. Revoltante essa situação, estão a todo custo jogar o prejuízo para mim. Pois muito bem Sony Mobile, vamos resolver isso na justiça já que não querer devolver meu dinheiro ou ao menos trocar meu aparelho por um novo ficou mais que claro, vc irá devolver meu dinheiro e ainda será multada, empresa desonesta.

      • Blog Sony Xperia disse:

        Oi, Paulo. Tudo bem? Temos conversado via e-mail e estamos acompanhando o seu caso, como você já sabe. 😉 Seguimos falando. Um abraço!

      • Val Almeida disse:

        Paulo Ancelmo,aconteceu o msm com o celular do meu filho que caiu na pia do banheiro por alguns segundos,com tds as tampas fechadas e ainda assim entrou agua,a gente consegue ver as bolhas d àgua na câmera,o celular desliga sozinho e certamente morrerá em poucos dias.
        ou seja,um produto vendido com a propaganda de ser a prova dágua não é na verdade a prova d água.PROPAGANDA ENGANOSA
        TOTAL DESRESPEITO COM OS CLIENTES que confiam na marca,que não vem valor ao comprar um produto da Sony por confiar no produto e acaba que ficando sem o aparelho e apenas com a dívida.Sem considerar ainda que foi um presente da avó,uma senhora de 81 anos que pensou apenas em dar um produto de qualidade de presente ao neto,sem se importar com o quanto isto lhe custava,confiando na falsa garantia de que o aparelho é a prova d água.

    5. […] post Bem-vindo ao Sony Xperia: como migrar a partir do iPhone apareceu primeiro em Blog Sony Xperia […]

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *