Blog Sony Xperia Brasil

Elas aparecem em qualquer momento: quando você está empolgado com aquele game, ao instalar um papel de parede maneiro, ou na tela de algum aplicativo interessante. Consomem bateria, segundo pesquisadores (clique aqui).

A gente está falando de propagandas vinculadas a alguns aplicativos no Android. E sabemos também que elas são super importantes para os desenvolvedores e para a elaboração e manutenção de aplicativos gratuitos. Claro que esse panorama não acontece com todos os apps, mas muitos usuários cujos planos de dados não são ilimitados acabam tendo mais dificuldades na navegação e no uso.

Vamos dar umas dicas, logo abaixo, sobre como bloquear as propagandas no seu Xperia™. Não precisa ser um “expert” para isso, são procedimentos bastante simples!

As dicas que vamos dar aqui vão ser estritamente para os Xperia™  que estão dentro do padrão que vêm de fábrica.

Existem algumas maneiras de você bloquear propagandas via aplicativos. A maioria deles, infelizmente, é paga.

Mesmo assim, você pode testar o Ad Blocker Trial por um período de três dias – digite o nome no Google Play (antigo Android Market) ou clique aqui. Sabe aquelas propagandas que pipocam na tela enquanto você está jogando? Ele funciona direitinho, as bloqueando, e também filtrando aquelas que chegam via navegador.

Porém, o app é gratuito apenas por três dias. :-( Quem quiser comprar a versão integral vai pagar o equivalente a R$ 3,40 no Google Play (basta digitar Ad Blocker ou clicar aqui).

Aqui, especificamente, vale um parêntese! Uma vez instalado o aplicativo, limpe o cache do navegador, a fim de evitar as propagandas ali armazenadas. É simples, mas depende do navegador que você costuma utilizar.

Se for o navegador padrão do Xperia, siga os passos: aperte o botão físico de menu do seu Xperia™ (o último ao lado esquerdo). Vá em Mais > Configurações> Limpar Cache.

Outro aplicativo bacana para quem recebe propagandas via navegador é o Android AdBlock (digite o nome no Google Play ou clique aqui), que está em versão de testes. Ele não bloqueia propagandas dentro dos aplicativos, mas promete fazer aquela limpa na propaganda indesejada que aparece no seu celular via browser.

Ele funciona tal como um filtro: você entra no app e bloqueia parte da URL indesejada (“ad” ou “ads”, por exemplo). Basta, em seguida, apertar o botão “Start/Reload” para que o app armazene o filtro e pronto! As propagandas serão filtradas.

Por fim, fica a dica para quem navega com o Firefox no Android: há uma extensão chamada Adblock Plus que elimina propagandas. Para instalá-la, é necessário instalar o próprio Firefox (digite o nome no Google Play ou clique aqui).

Em seguida, basta digitar Adblock plus na barra de navegação. O próprio Firefox vai abri-la direto a fim de que você a instale! Super simples.

E você pode configurar essa extensão do jeito que quiser na parte de Extras no Firefox. No seu Xperia™, basta tê-lo aberto e ir ao botão físico de menu, o último do lado direito do smartphone. Vá em Extras >  Adblock Plus > Opções. Aí, é só configurar do jeito que você quer.

  • Oryc

    Outra alternativa ao Ad Blocker pago é o Ad Free, funciona de maneira semelhante, é gratuito mas pede que o aparelho tenha acesso root!

  • Pingback: Dicas para bloquear propaganda no Android « « Site da Educação Site da Educação

  • Vinícius

    Outra opção rápida e grátis é desligar a internet.

  • Alan J

    Uma outra saída é simplesmente desligar a internet, assim o app não baixa os anúncios!! Claro, tem que limpar o cache e etc… =)

  • marina

    que bom

  • jorge

    ótima dica!! :-)