Blog Sony Xperia Brasil

Você já deve ter lido por aí que, recentemente, o primeiro grande trojan de ataque a smartphones Android foi detectado na Rússia. Se ainda não leu, não entre em pânico.

Recentemente, a Kaspersky, empresa especializada no desenvolvimento de antivírus e soluções de segurança de dados, identificou o primeiro trojan criado para roubar dinheiro de usuários de smartphones Android.

Se passando por um player multimídia de apenas 13KB, o programa malicioso dispara mensagens SMS para números de serviços-fantasma sem que o usuário perceba. O prejuízo só é percebido depois na conta ou no esgotamento dos créditos. (Leia a história completa, aqui.)

Antes que os usuários de smartphones com menos experiência entrem em pânico, aqui vão algumas dicas para aproveitar tudo o que o Android oferece sem correr riscos.

1. Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis

Se quiser baixar um programa para o seu aparelho, procure por ele no Android Market. Tome cuidado com arquivos oferecidos em sites, blogs e fóruns de terceiros, pois não dá para comprovar a origem e a veracidade do que há em algumas dessas páginas.

2. Verifique as permissões do aplicativo antes da instalação
Sempre que você for instalar um novo programa no seu smartphone Android, observe as permissões solicitadas pelo aplicativo. Antes da instalação, todos os programas baixados do Android Market informam quais serão os recursos do aparelho que eles terão acesso. Se, por exemplo, um programa de papéis de parede informar que terá acesso à função de SMS ou outra que não faça muito sentido, desconfie.

3. Mantenha seu smartphone atualizado
Atualize o software de seu smartphone Android sempre que o fabricante oferecer atualizações para o aparelho. Vá à página do fabricante e baixe o software de lá ou de um lugar seguro indicado por ele. Siga as instruções de instalação recomendadas.

4. Use o bom senso sempre
Está indeciso se instala ou não um programa? Na dúvida, não instale o aplicativo. Caso tenha instalado o software, lembre-se de que você pode removê-lo de seu aparelho a qualquer momento. Para isso, basta desinstalá-lo.

  • Saulo Benigno

    “3. Mantenha seu smartphone atualizado”

    Obrigado Morotola por me deixar inseguro usando meu Android 1.5 para sempre…

  • http://www.aspbrasil.com.br Rafael Massami

    Sobre o item 3 (Mantenha seu smartphone atualizado), não serve para aparelhos Motorola, visto que eles não irão atualizar nossos aparelhos para as versões de Android mais recentes. Ou seja, meu DEXT vai continuar rodando um cretáceo 1.5 de 2 anos atrás. Ajudem nossa campanha, seguindo @MotoFail_BR no Twitter.

  • Scamar4

    Venho seguindo estas recomendações e recentemente instalei o antivírus Dr Web Android no meu X10, já que acesso contas em dois bancos via smartphone. Este antivírus é bem semelhante ao que tenho no desktop – baixa atualização, tem scan rápido e completo, quarentena e monitora o sistema em tempo real. Gostaria de saber se ele é realmente necessário? Sabem se existe versão para Android do Kaspersky?

    • Igor Gutierrez

      Scamar4, ainda não é comprovado a eficiencia, pois não há muitos virus ainda, mas sim, nunca é demais se proteger! Rs. Abs

    • Sony Ericsson Preview

      Olá, Scamar4. Risco sempre haverá quando trocamos informações e acessamos sites desconhecidos. Um abraço.

  • Bruno

    Bom a Sony tb não fica atras, tenho o Xperia X10 e estou com o Android 1.6, esperando a tão aguardada atualização, que não saiu e não sabemos quando sai. Enfim estou gostando do telefone mas alguns aplicativos so funcionam no 2.1 como o skype por exemplo. Estou no aguardo.

    • Sony Ericsson Preview

      Olá, Bruno, como vai? A atualização para o Android 2.1 sai em algumas semanas e você poderá fazê-lo no site da Sony Ericsson, conectando seu aparelho ao computador via cabo USB. Um abraço.

  • Igor Gutierrez

    Estou tentando manter meu celular atualizado, mas quando mando atualizar ele diz que ja tenho o software mais recente, sendo que ele esta com o 1.6 e ja tem o 2.2, como faço para atualizá-lo para o 2.2? Obrigado.

    • Daniel

      A Sony Ericsson Ainda não liberou a Versão 2.1.
      Só no fim do ano, está bem perto….

      • Sony Ericsson Preview

        Oi, Daniel, como vai? A atualização para o Android 2.1 sai em algumas semanas e você poderá fazê-lo no site da Sony Ericsson, conectando seu aparelho ao computador via cabo USB. Um abraço.

        • rodrigo fanaia

          gostaria de saber a data para a saida do 2.1 e 2.2 no brasil.
          obrigado,
          rodrigo fanaia.

          • Sony Ericsson Preview

            Olá, Rodrigo.

            A atualização para o Android 2.1 sai em algumas semanas.

            A data precisa do início da atualização deverá ser informada aos usuários de aparelhos da linha Xperia™ (Xperia™ X10, Xperia™ X10 mini e Xperia™ X10 mini pro) por meio de uma mensagem, que será exibida na tela do smartphone.

            Em breve, mais informações sobre a atualização do sistema operacional nos aparelhos da família Xperia™ também serão divulgadas aqui no Preview. Fique de olho.

            Abraços.

    • Sony Ericsson Preview

      Igor, boa noite. A atualização para o Android 2.1 sai em algumas semanas e você poderá fazê-lo no site da Sony Ericsson, conectando seu aparelho ao computador via cabo USB. Um abraço.

  • UmInfelizProprietarioDeMilestone

    Pois é, fail mesmo. E pensar que o dano a imagem da Motorola será maior do que o custo de se providenciar o upgrade do Milestone. Enfim, cada um sabe onde dói !

  • Evaldo

    O xperia x10 mini possui GPS? Se sim, como faço para usa-lo?

    • Sony Ericsson Preview

      Evaldo, tudo bem? Entre os aplicativos disponíveis no X10 você encontra o Mapas. Para usá-lo, você precisa estar com acesso a dados habilitado. Outra opção é baixar o Google Maps, que também depende de conexão à internet para funcionar. Um abraço.

  • http://www.web2brothers.com.br João Francisco

    E quanto a futura atualização para 2.2 ou androids superiores, existe essa possibilidade ou a SE vai deixar os xperienses na mão ?

    • Sony Ericsson Preview

      João Francisco, como vai? Isso ainda está sendo avaliado internacionalmente pela Sony Ericsson. Como parceiros OEM do Google, estamos em constante diálogo com a empresa em relação aos planos de lançamentos futuros do Android e em como eles poderão ser melhor integrados ao portfólio de smartphones Sony Ericsson.
      A natureza dinâmica da Internet faz com que os roadmaps e os planos de upgrade estejam em constante processo de revisão, para oferecer a melhor experiência de uso possível aos consumidores e tirar o máximo de proveito das inovações no momento em que elas acontecem.
      O que podemos dizer, nesse momento, é que o Android está no centro de nosso portfólio de produtos para 2010 e 2011. Estamos comprometidos a lançar novas versões em nosso portfólio tão logo seja possível. O mesmo vale para o upgrade dos aparelhos já existentes e para as novas gerações de produtos. Um abraço.

  • jeckson

    Olá para todos tenho umd dúvida que não quer calar! Eu recentemente tenho o xperia x10 mini pro. Eu comprei ele através da operadora CLARO e ele já veio com o software 2.1 e também com auguns ícones da claro que são padrão no aparelho, minha dúvida é tem como baixar denovo ou reatualizar para o padrão da sony ericsso?

    • Sony Ericsson Preview

      Olá, Jeckson, tudo bem? Os aplicativos inseridos em cada aparelho a pedido das operadoras não podem ser desinstalados. De qualquer forma, eles foram escolhidos por sua operadora para trazerem benefícios para os seus assinantes. Um abraço.

  • jeckson rodrigues

    Quando vão trazer o software 2.3 para o sony ericsson x10 mini pro?