account arrowhead-down arrowhead-up cart mobile-menu search sm-bold-x x-skinny-rounded x-skinny arrowhead-right
    Blog Sony Xperia Brasil

    Saiba como usar truques mais avançados para editar uma fotografia escura e tirada na contra-luz.

    Não basta fotografar – tem que editar. Já falei sobre o tratamento básico de imagens com seu smartphone e, hoje, vamos avançar um pouco na edição de fotos e ir além do básico.

    Já que em dois de meus textos eu falei sobre como se sair bem nos cliques mesmo em situações adversas, agora é hora de entender como editar com as fotografias que você tirou com o seu smartphone nessas condições menos favoráveis.

    Como no texto anterior, vou usar o aplicativo Snapseed para explicar a lógica de edição das imagens. E, para mostrar o processo na prática, escolhi uma foto tirada na contra-luz, dificuldade recorrente na nossa vida.

    Aqui está a imagem original:

    Edição de fotos

    Nessa fotografia, fica claro que o objetivo foi conseguir uma exposição adequada tanto da bebê quanto do aquário. A ideia é buscar um equilíbrio entre as exposições, de modo que a menina, que é o elemento principal da foto – e muito fofa! – esteja em destaque.

    Para isso, precisamos aumentar a exposição da bebê sem comprometer o fundo. O processo que você deve aumentar a luminosidade dos pontos de luzes médias, enquanto deixamos as baixas e altas luzes em um contraste mediano.

    E como colocar essas instruções técnicas em prática? Primeiramente, vá até a opção “Ajustar Imagem”, nas configurações do Snapseed:

    IMG_7357

    Ao reduzir as alta luzes e aumentar o valor do brilho e das sombras, consegui equilibrar um pouco mais as exposições, também aproveitando para deixar a foto mais saturada – já que é um momento alegre, um pouco mais de cor dá vida ao registro. Aproveitei e deixei um tom mais frio para ressaltar o azul do aquário.

    A diferença, só com essas primeiras alterações, já fica bem evidente:

    ajuste imagem
    >> Se você não entendeu os primeiros passos, relembre o básico da edição de fotos

    Uma das primeiras coisas que aprendemos ao tratar imagens é como direcionar o olhar com luz e sombra. Nesse caso, precisamos ter certeza de que a garota está em evidência.

    Para isso, podemos aplicar alguns tratamentos mais pontuais, como escolher um ponto da foto (o que, nesse caso, seria o rosto) e aumentar um pouco mais o brilho e o contraste desse ponto.

    seletivo e vinheta

     

    Para colocar isso em prática, usei duas opções do Snapseed: “Seletivo” e “Vinheta”.

    Nesse processo, é preciso prestar atenção em duas coisas:

    1. Deixar o centro da imagem mais claro

    2. Escurecer as beiradas

    Dessa forma, nosso olhar vai focar nos pontos mais claros da imagem.

     

    Quem é observador atento notou que a imagem ficou com um certo ruído. Faz parte, não precisa se desesperar. Para contornar a situação, podemos explorar as diversas opções de filtros.

    Aqui, vou explorar o “Brilho de Glamour” e o “Efeito de Foco”. Juntos, eles deixarão algumas partes da imagem um pouco desfocada, o que é perfeito para reduzir essa sensação de ruído e, além disso, dar um significado extra – toque final que fica ao critério e personalidade de cada um.

    Por último, vou cortar um pouco a foto, já que alguns elementos escuros no canto inferior esquerdo não colaboram muito:

    IMG_7368

    No final, conseguimos uma foto muito mais expressiva que a original e deixamos registrado com muito mais graça o momento especial da filha no aquário:

    IMG_7369
    Agora é com você! Aproveite para experimentar bastante e entender o comportamento das imagens na pós-produção – cada situação é única, mas uma coisa é certa: editar é sempre muito divertido. 😉

    • Luiza de Castro

      Luiza de Castro

      Amante de cor, cinema, fotografia, design, coletivos urbanos, muitas nerdices e fofurices. Adora aprender coisas novas, valoriza os amigos e pessoas queridas e sempre topa uma boa cerveja. É colorista, videomaker e fotógrafa. Também escreve para o portal PapodeHomem.

      Veja mais posts

    Os comentários estão desativados.