Blog Sony Xperia Brasil

É segredo para pouca gente que se interessa por tecnologia: mensagens SMS não são muito confiáveis. Acontece de tudo: alguns textos não chegam, outros chegam com grande atraso e, se você quer enviar uma imagem junto com uma frase, não se anime: ela vai chegar em uma mensagem separada. Por estes e outros motivos (tem também o fato de o sistema SMS não possuir uma forma simples e amigável para confirmação de recebimento), o aplicativo WhatsApp se tornou, ao longo dos últimos dois anos, obrigatório para a maioria dos usuários de smartphones.

Simples e elegante, ele permite enviar mensagens muito semelhantes às SMSs para outros usuários, porém com várias vantagens: você sabe quando o seu amigo está ou esteve online, sabe se ele recebeu a sua mensagem, é notificado se ele estiver digitando uma resposta, pode compartilhar imagens, gravações de áudio e até mesmo a sua localização GPS, pode formar grupos onde todos enviam mensagens para todos… etc. Tudo isso por cerca de R$2 por ano. (No Android, o primeiro ano é de graça.)

Com estes recursos, o WhatsApp criou e se tornou líder do seu próprio mercado: o de aplicativos para substituir SMS. Nem mesmo a Apple, com seu iMessages, conseguiu tirar muitos usuários do “Whats”.

Porém, um aplicativo vindo do Japão está se aproximando cada vez mais.

line1

O WhatsApp divertido e gratuito

Lançado no Japão, o LINE vem tomando de assalto os países asiáticos, e chamando atenção também do ocidente. Pelas redes sociais, mesmo no Brasil, já é comum ver pessoas perguntando “qual é a desse Line aí?”

“A desse Line”, caro amigo, é ser um substituto para o WhatsApp com algumas vantagens. Há quem diga que ele é mais bonito, por exemplo, mas a real diferença está nas capacidades e na questão do preço. Abaixo, alguns diferenciais:

1. Para começar, o Line é completamente gratuito. Não há nem mesmo o baixo preço de assinatura do WhatsApp. Você pode baixar e usar numa boa, sem nunca precisar pagar pelo serviço. E ele tem quase todos os recursos básicos do WhatsApp, listados no quarto parágrafo.

line2

2. Você pode comprar emoticons e “adesivos virtuais” para tornar suas conversas mais personalizadas. É desnecessário e completamente opcional, mas muitas pessoas podem querer pagar para tornar suas conversas um pouco mais divertidas, e é nisso que o Line aposta para ter seu lucro.

line3

3. Pode ser usado no PC. Um dos problemas com o WhatsApp é que ele é 100% restrito a smartphones. Nem mesmo tablets entram na brincadeira*. O Line é muito mais aberto neste sentido, já que você pode baixar o programa até mesmo no computador para conversar com seus amigos.

line4

4. Jogos e Apps Internos com novas funcionalidades. Além dos adesivos, o Line oferece pequenos jogos para você disputar com seus amigos, além de aplicativos internos, como um para decorar fotos antes de enviar aos amigos, outro para enviar cartões e ainda um que permite pintar e desenhar.

Uma das principais desvantagens é que, com tantos recursos, o Line acaba perdendo um pouco da simplicidade do WhatsApp e sendo um pouco mais pesado, especialmente em aparelhos não tão novos.

No entanto, a maior barreira é a que todo aplicativo social enfrenta ao enfrentar um líder de mercado estabelecido: o Line só será um bom app para você se você já tiver amigos que o usem, ou conseguir convencer alguns deles a tentar algo novo além do WhatsApp.

Se gostou, baixe o Line aqui. Se já usa ou pretende experimentar o Line com seus amigos, deixe um comentário dizendo o que acha dele. ;)

* Update: O WhatsApp não está oficialmente disponível em tablets. Mas como o leitor Luis Prado lembrou, é possível vinculá-lo a seu smartphone e usá-lo em alguns modelos de tablets. Em breve, faremos um tutorial sobre isso.

  • Camilo

    nunca usei nenhum dos dois, uso o Viber e gosto bastante, mas vou experimentar.

    • blogsonyxperia

      Depois conte pra gente o que achou, Camilo!

  • LUIS PRADO FILHO

    o artigo traz a informação de que o whatsapp não funciona em tablet, porém eu uso sem problemas no galaxy note 10.1

    • blogsonyxperia

      Oi, Luis. Tudo bem? Boa lembrança. Oficialmente, o app é restrito aos smartphones. Mas é possível sim vincular uma conta a um tablet, recebendo um SMS no telefone e usando os dados para a configuração. Fiz um update no fim do post e, em breve, farei um tutorial sobre o tema. Obrigado

  • http://www.ricardocamargo.wix.com/ricardo2107 Ricardo Camargo

    Uso o Whatsapp e acho muito bom, pena que não é mais abrangente, pois bateria todos os outros com folga se pudesse ser usado em muitas outra plataformas.

  • michel

    muito confuso, e muito ruim o modo para adc amigos

  • Marcela

    Eu bem queria tentar usá-lo, o grande problema é que o app não sincrozina com a minha lista de contatos, então não aparece nenhum amigo na minha lista. Já fui em configurações, já selecionei para sincronizar automaticamente com a minha agenda e nada, o que será?

  • Ygor Rodrigo

    Gostaria de informar que o LINE não necessita de emulador para funcionar no Windows 8, é so baixar > http://apps.microsoft.com/windows/pt-br/app/line/b039ba22-c3af-45b3-aea2-83d612c9bce6

  • Sill

    È possivel acessar que nem o face? so que pelo computador?

  • Gleison Couto

    Pode até ser mais bonitinho, mas o LINE, para mim não chega nem perto do WhatsApp, motivos para continuar com o WhatsApp: O mesmo já identifica nos contatos da agenda pessoas que já são usuários, tem mais eficiência e eficacia, tais como manter-nos informados da situação das mensagens enviadas, se já foi enviada realmente, se já foi entregue e se já foi lida, último horário que a pessoa esteve online, se esta online, ou se esta te respondendo, então… 100% WhatsApp. Já o LINE tem uma função de ligar de graça, bom, o que era para ser sua maior vantagem. Mas… Como é uma função que depende uma boa internet, e afinal de contas estamos no Brasil, onde a prestação de serviço de internet não é muito boa, a não ser que se pague por um alto preço por um pacote miserável, o que era para ser muito bom acaba ficando restrito, e enfim frustante.

    • flavio

      E bonito,mas fraco perto do whatsApp

    • Fernanda

      Gente quem não tem Wi-fi hoje em dia tenho os Dois Line e Whats App gosto dos dois o Line em questão de fazer ligação é muito bom e a chamada de vídeo também para quem usa esses recursos de chamada de vídeo o Line e muito bom

  • Karina Andrade

    Olá, baixei o line ontem, e fiquei muito empolgada, achei um máximo. Só que eu não consigo adicionar nenhum amigo, vários amigos tem o aplicativo, mas não consigo achar nenhum, nem por ID de usuário deles eu não acho. Poderiam me explicar como faço para achar meus amigos. Ta se tornando frustrante por causa disso! Obrigada.

  • http://line jailton

    o line pode ser bom mas, pense se tivesse um tradutor? quando não entendesse a língua todo mundo usaria para falar com amigos de outros pais. A pessoa ia no tradutor e resolvia tudo. pense nisso.

  • flavio

    Nao consigo adicionar meus amigos,,,

  • Emanuel

    Vou baixar…!

  • Patricia

    Eu gostei bastante do aplicativo Line, apesar de ter o whatsapp, eu achei o Line bem levinho no meu galaxy s3 mini e bem mais rapido na hora de atualizar os contatos. E o tenho tbm no meu tablet!! Gostei muito.

  • Patricia

    Sem falar q ainda faço ligaçoes e recebo! Eh demais!

    • http://gplus.to/ajisma Ismael Guimarães AJ

      O meu Line ID é ajisma. Qual é o teu?

  • Pingback: Adolescentes preferem apps de mensagens ao Facebook

  • http://gplus.to/ajisma Ismael Guimarães AJ

    Eu tenho WhatsApp, Line e Viber. O que eu gosto mais de todos é o Viber. É leve e tem aplicativo para Windows bem mais leve que o seu concorrente Line que também tem aplicativo para Windows. O WhatsApp, note-se, é fraco pois não tem aplicativo para Windows!

  • Gabriel

    O Whatsapp pode sim ser usado em PC’s. E tem a interface muito mais clara. Também, não necessita de pagamento anual nos iDevices.