account arrowhead-up cart mobile-menu search sm-bold-x x-skinny-rounded x-skinny arrowhead-down
Blog Sony Xperia Brasil

Saiu para fotografar e deu de cara com o inusitado? Truques como mudar o balanço de branco podem transformar a cena.

O verão segue e, mesmo depois do Carnaval, muitas festas, multidões e sol a pino cercam a rotina da maioria dos brasileiros. Apesar de parecer favorável, lidamos com adversidades na fotografia.

Em um primeiro texto, contei o que fazer quando há pouca luz no ambiente, se chover ou tiver muita gente por perto – situações inusitadas, em geral.

Nesse texto, vou mostrar como você pode – e deve – tirar o melhor proveito de qualquer situação ao sair para fotografar. Vamos lá?

Divirta-se com as variações do balanço de branco

Os celulares Xperia tem uma função muito interessante no modo manual da câmera: o Balanço de Branco, que você pode mexer para conseguir efeitos inusitados nas fotografias.

Encontramos as opções de balanço de branco no mesmo menu do Valor de Exposição
Encontramos as opções de balanço de branco no mesmo menu do Valor de Exposição

O balanço de branco funciona como se fosse uma forma da câmera deixar o branco da sua foto realmente branco, independente de qual seja a cor da luz ambiente.

Cada fonte luminosa emite um tipo de cor diferente: é só observar as lâmpadas de tungstênio e as fluorescentes. Com isso, muitas vezes uma foto pode ficar extremamente azulada, enquanto a outra pode ficar muito amarelada ou alaranjada.

Originalmente, o balanço de branco da câmera cuida para que a cor da sua foto seja o mais próximo da realidade e, por isso, as câmeras dos Xperias trazem perfis como o de luz de tungstênio, de flash, de sol, sombra, etc.

Além de deixar a foto com a cor perfeita, nós podemos usar o balanço de branco como um recurso lúdico. Se criamos uma foto mais azulada, conseguimos deixá-la mais densa e séria, quase como se fosse um cenário misterioso de um filme. Se deixamos, propositalmente, a foto mais alaranjada, o ambiente fica mais acolhedor, tornando a foto mais alegre e colorida.

Apenas com os diferentes presets da câmera, conseguimos entender como o balanço de branco funciona e como você pode dar diferentes significados à sua foto. Olha só como conseguimos resultados diferentes em uma mesma foto:

Impressionante, né?
Impressionante, né?


Imagine suas imagens em preto e branco

Em minhas primeiras saídas fotográficas, eu sempre ficava um pouco frustada ao perceber que o dia não estava tão ensolarado e bonito quanto eu gostaria. Com a experiência, comecei a perceber que esses dias são os melhores para exercitar a criatividade.

Além de conseguir contar histórias mais interessantes – como mostrei que fez o Cisco Vasques – ou de poder explorar o balanço de branco da cena, também temos um prato cheio quando pensamos nas imagens em preto e branco (ou PB, para os íntimos).

O princípio de uma boa imagem em preto e branco é o que chamamos de uma grande “escala de cinzas”. Quanto maior for a variedade de luminosidades (os diferentes tons de cinza de uma foto PB), mais rica a foto será.

Dias nublados ou fotografias em ambientes fechados são ótimos para aplicar essa ideia. Pouca luz? Explore e crie fotos PB incríveis como essa:

Fotografia mobile: 8 dicas para se virar em situações inusitadas

Por aqui, já falei sobre como iluminar as suas fotografias usando luz artificial – no caso, o flash. Vale espiar esse texto para ter ainda mais ideias!

Se tiver muito movimento, tire muitas fotos

Clicar bastante é o que todo fotógrafo deve fazer para melhorar a sua técnica. Em situações com muito movimento, envolvendo esportes, danças ou brincadeiras com animais, não podemos esquecer de clicar muito para termos mais opções de fotos.

E, nas câmeras do Sony Xperia, você pode usufruir do Timeshift Burst, uma ferramenta muito útil para esses momentos rápidos e adversos. O recurso faz fotos sequenciais e, então, você pode escolher qual flagrou com mais perfeição o movimento que você quis registrar.

Fotografia mobile: 8 dicas para se virar em situações inusitadas

Outra dica legal para situações com bastante movimento, é colocar em prática o conceito de ISO. Nele, entendemos que, mesmo em situações adequadas de luz, podemos usar o ISO alto como ferramenta para congelar movimentos.

Se chover, continue fotografando!

Uma das maiores vantagens dos Xperia é que alguns modelos são à prova d’água. Para essa época do ano, com surpreendentes chuvas de verão, é perfeito tê-lo ao nosso lado.

Fotografar na chuva é uma das experiências mais divertidas que você pode experimentar. Podemos explorar tudo de um jeito diferente, inclusive apontar o seu celular para o céu enquanto chove:

A neblina deu um tom bucólico à cidade, não é mesmo?
A neblina deu um tom bucólico à cidade, não é mesmo?
 

E aí, curtiu as dicas ou já até colocou alguma em prática? Deixe sua experiência nos comentários! 😉

  • Luiza de Castro

    Luiza de Castro

    Amante de cor, cinema, fotografia, design, coletivos urbanos, muitas nerdices e fofurices. Adora aprender coisas novas, valoriza os amigos e pessoas queridas e sempre topa uma boa cerveja. É colorista, videomaker e fotógrafa. Também escreve para o portal PapodeHomem.

    Veja mais posts

4 respostas para “Fotografia: dicas para superar adversidades – Parte II”

  1. Vinicius Alexandre Schimaniak disse:

    Realmente um absurdo o que Sony Etá fazendo comigo, deveria ter trocado meu telefone, visto que não foi culpa minha que tela trincou, Já tive telefone Samsumg, Motorola e nunca vi um que desse tanto Problema como os da Sony

    Solução !!! SONY MOBILE BRASIL

    55 99754195

    Assistência com autonomia para roubar os clientes, veja o valor da tela em relação ao telefone

    http://www.reclameaqui.com.br/YwhsnUinNPoeniPN/sony-mobile-xperia/valor-absurdo-na-troca-de-tela-sony-xperia-z3-dualr-98000/

  2. Lucas Salles disse:

    LEIA COM ATENÇÃO, USUÁRIOS DA SONY, VEJAM SE A SONY È A MELHOR OPÇÂO, PENSEM BEM E VALE PARA QUALQUER CEL DA LINHA Z XPERIA, NÃO CAI NESSA DE CÂMERA BOA, PROMETE MT E N FAZ MT COISA, SEM DIZER QUE QND VC QUER USAR OS RECURSOS QUE DIZ PROMETER O CEL ESQUENTA E O CEL MANDA UMA MSG CHORANDO PARA VC PARAR PQ SE NÃO ELE VAI TRAVAR, OS HARDWARES NÃO COMPORTAM OS RECURSOS!

    olá amigos, sinto te informar, mas a sony não vai te ajudar, acontece o mesmo cmg e a cada dia que passa mais teclas vão parar, vc vai reclamar e eles vão mandar um e-mail pedindo para restaurar o celular, desligar e ligar o cel e bla bla bla, esses processos inúteis, o celular parece ser uma porcaria pelo jeito e o atendimento pior ainda, por mim a sony peca em não preservar o valor a marca, eles não sabem o que é marketing pós compra, manter o cliente satisfeito até depois da compra e durante a utilização do produto, muita gente está como mesmo problema e o tempo do problema é o mesmo, 1 ano de uso, era melhor fazer um recal com o produto, pois não é um caso isolado e sim vários, sinto te informar não tem jeito com a sony, vi pessoas que trocaram a tela e depois de um tempo voltou a ter o mesmo problema, já reclamei bastante aqui, na primeira vez me mandaram um emailzinho, na segunda disseram q iam me ligar e não ligaram, faça o seguinte não compra mais na Sony, empresa que não tem um bom produto e principalmente não trata bem o cliente, n merece estar em umas das opções no mercado, é simples resolver este problema é só a Sony admitir que errou, fazer um recal ou entregar novos produtos em troca, pegar os aparelhos ruins e usá-los para futuros produtos, vai ter prejuízo, talvez, mas o prejuízo pior é perder clientes, o prejuízo seria hoje e passageiro, amanhã poderá ser tarde demais, estou muito triste, pq fiquei feliz de comprar o z3 compact com meu suor, mas agora tenho vontade de jogá-lo no lixo, sempre gostei da Sony, mas ela está tendo um atendimento muito amador, vai perder um cliente ctz, um não, pq todo mundo que reclamou faz questão de dizer que não compra mais na sony, conheço muita gente com esse problema, todas resolveram o problema trocando a tela e venderam o produto e compraram de outras marcas, eu n faço isso, pq n gosto de fazer com os outros o que a sony me fez, n confio mais na sony, não deram nem uma satisfação, entra no reclame aqui e veja os comentários, a maioria detestou a Sony, Sony só peço um a coisa conserte meu cel, preciso do cel para estudar, gosto muito dos produtos da sony mas vocês pecaram neste cel, to muito triste pq smp confiei em vcs, mas desse jeito vcs perderam credibilidade cmg, to mt triste!

  3. Aline Santos disse:

    Eu realmente adoro essas dicas de fotografias. Só peço que nunca pare de postar porque são maravilhosas e muito úteis :)
    Se puder deixar algum link com suas fotos, galeria etc eu agradeceria bastante. É uma forma de aprender vendo trabalhos de outras pessoas.

    • Luiza De Castro disse:

      Oi Aline!!

      Que bom que gosta das dicas!

      Eu estou refazendo meu portfólio, então o site está em construção. Mas se quiser ver meu usuário do 500px (que também está desatualizado!), segue o link: https://500px.com/luizadecastro

Deixe uma resposta